geral@ula.co.ao +244 - 930 038 044

Sobre a Universidade

Página Inicial >Universidade

A Universidade

Estabelecida em 1998, em Luanda, a Universidade Lusíada de Angola (ULA) orgulha-se de ser uma das primeiras instituições privadas de ensino superior em Angola, promovendo o rigor e a qualidade na educação e na investigação.

Através das suas licenciaturas, mestrados e pós-graduações e da excelência do seu corpo docente, a ULA propicia um meio académico intelectualmente estimulante que procura responder às necessidades laborais e científicas dos alunos, das empresas e do País.

A Universidade Lusíada de Angola propôs-se, desde o primeiro dia, a contribuir para o desenvolvimento da sociedade Angolana, fomentando os valores da ética, da cultura e da procura da excelência no meio discente e docente.

Até aos dias de hoje, a ULA formou mais de 6000 licenciados, nas diferentes áreas científicas. Essa contribuição passa, também, pelo aumento do número de pólos da Universidade em partes diferentes do País. Numa primeira fase, estabeleceram-se pólos em Benguela e em Cabinda, que entraram em funcionamento em 2003 e 2006, respectivamente. Em 2012 estes foram transformados em Institutos Superiores Politécnicos, por força da Lei.

Mais recentemente, a expansão da ULA aconteceu através dos Institutos do Huambo (2012) e de Lunda Sul (2013). Em cada um dos Institutos, a ULA tomou em consideração as necessidades educativas e de investigação próprias de cada Região, variando a oferta de cursos consoante essas mesmas especificidades.

O campus da Universidade Lusíada de Angola compreende a Faculdade de Direito e Relações Internacionais, a Faculdade de Economia, a Faculdade de Ciências e Tecnologias e a Faculdade de Ciências Humanas, num total de nove licenciaturas - Direito, Relações Internacionais, Economia, Gestão de Empresas, Contabilidade Superior de Gestão, Informática, Arquitectura, Gestão de Recursos Humanos e Psicologia. Espalhados por estas faculdades nos vários Institutos, está um corpo de mais ou menos 200 docentes, nacionais e internacionais, qualificados, altamente motivados e com grande experiência académica. Para além disso, a ULA conta com mais de 150 colaboradores que, com elevado profissionalismo, respondem às necessidades da instituição, dos docentes e dos alunos.

Desde o início, a Universidade Lusíada de Angola atribuiu 4.124 licenciaturas, tendo, só no ano lectivo, atingido mais de 10% desse total (534 diplomas), prova inequívoca do crescente impacto no presente e no futuro que a ULA está a ter no País, preparando cidadãos com qualificações académicas e capazes de se integrarem no moderno mundo do trabalho, através dos conhecimentos técnicos e científicos aqui adquiridos.

A Universidade Lusíada de Angola dá particular importância à investigação, tendo uma oferta educativa ampla assente em três centros de investigação avançada nas áreas do Direito, Ambiente, das Ciências Económicas e da Arquitectura.

Enquanto instituição de ensino superior que promove o intercâmbio de conhecimentos, a ULA estabeleceu parcerias internacionais com a Universidade Lusíada, com a Fundação Minerva e com o Instituto Superior de Economia e Gestão, em Portugal, bem como com a Universidade de São Paulo e com a Universidade Federal de Paraíba, no Brasil.

Reconhecendo a importância que a cultura tem na integralidade dos seus alunos, a ULA procura disponibilizar a maior multiplicidade de fenómenos culturais possível. Exemplos disso, são a constante presença no Anfiteatro do melhor da cultura angolana, a semana de exposições e de workshops no âmbito do Fórum da Arquitectura, a parceria com o Instituto Goethe (Alemanha) na área do cinema ou os anuais concertos de jazz em que participaram músicos de jazz noruegueses e angolanos, realizados no âmbito da parceria cultural que a ULA teve com a Noruega.

Por tudo isto, a Universidade Lusíada de Angola se destaca enquanto instituição de ensino superior de reconhecido mérito. Promovemos a igualdade de género, a inclusão social e os ideais de desenvolvimento sustentável. A qualidade do ensino e da investigação e a sua pluri-localização seriam, por si só, razão suficiente para isso. Mas, mais do que tudo, é por incutir em cada aluno a procura pela excelência, pelo sentido crítico e pela vontade de aprender e de melhorar o Mundo à sua volta que fazem com que a Universidade Lusíada de Angola cumpra a sua missão principal de contribuir para um melhor presente e futuro para Angola.

Apresentação

Missão

Estatutos